Onde Fica o Caribe?

Foto do Caribe

Caribe

Onde fica o Caribe?

Descubra já aqui aonde fica o Caribe!

O Caribe é uma região que consiste no Mar do Caribe, suas ilhas (algumas cercadas de um lado pelo Mar do Caribe e do outro pelo Oceano Atlântico Norte) e suas costas vizinhas. O Caribe fica a sudeste do México e da América do Norte continental, leste da América Central e ao norte da América do Sul.

Situada em grande parte sobre a placa do Caribe, a região abrange mais de 700 ilhas, ilhotas, recifes e corais. Essas ilhas geralmente formam arcos de olhas que delimitam os limites do leste e do norte do Mar do Caribe. As ilhas caribenhas, consistindo das Grandes Antilhas no norte e as Pequenas Antilhas no sul e leste (incluindo as Ilhas Leeward) fazem parte do grande agrupamento de ilhas que chamamos Índias Ocidentais, que também inclui o arquipélago de Bahamas (que abrange as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos) o norte das Grandes Antilhas e o Mar do Caribe. Em um sentido mais amplo, os países continentais de Belize e Guiana – histórica e culturalmente parte do território britânico das Índias Ocidentais – também podem ser incluídos.

Marpa do Caribe

Marpa do Caribe

Geopoliticamente falando, as ilhas do Caribe são geralmente consideradas como sendo parte uma sub-região da América do Norte e são organizadas em 30 territórios, incluindo estados soberanos, departamentos além mar e dependências. Do dia 3 de janeiro de 1985 até 31 de maio de 1962 existiu um país chamado Federação das Índias Ocidentais, composto de 10 territórios caribenhos de língua inglesa e que eram territórios ultramarinos do Reino Unido. O time de críquete das Índias Ocidentais continua a representar muitas dessas nações.

 

Etimologia e Pronúncia

O nome da região vem de caraíba, karib ou carib, um grupo étnico de nativos presentes nas Pequenas Antilhas e partes adjacentes da América do Sul na época das cruzadas espanholas.

 

Definição

Praia no Caribe

Praia no Caribe

A palavra “Caribe” tem múltiplos usos, seus principais sendo geográficos e políticos. O Caribe também pode ser expandido para incluir com fortes conexões históricas e culturais com a escravidão, colonização européia e o sistema agrícola plantation.

  • O Geoesquema das Nações Unidas para as Américas coloca o Caribe como sendo uma região distinta das Américas.
  • Fisiograficamente, a região do Caribe consiste basicamente de uma cadeia de ilhas cercadas pelo Mar do Caribe. No norte, a região é delimitada pelo Golfo do México, o Estreito da Flórida e o Atlântico Norte, que fica no extremo leste e nordeste. No sul, fica o litoral do continente da América do Sul.
  • Politicamente, o Caribe é centralizado em grupos socioeconômicos fundados na região. Por exemplo, o bloco conhecido como Comunidade do Caribe (CARICOM) tem a República Cooperativa da Guiana, a Republica do Suriname na América do Sul e Belize na América Central como membros. As Bermudas e as Ilhas Turks e Caicos, que ficam no Oceano Atlântico, São membros associados da Comunidade do Caribe – assim como a Comunidade das Bahamas, que é membro da Comunidade do Caribe.
  • Alternativamente, a Associação dos Estados do Caribe (AEC) consiste em quase todas as nações e regiões vizinhas ao Caribe, mais El Salvador, que fica exclusivamente no Oceano Pacifico. De acordo com a AEC, a população total de seus membros chega a 227 milhões de pessoas.

 

Geografia, Geologia e Clima

Resort Hotel no Caribe

Resort Hotel no Caribe

A geografia e o clima das regiões caribenhas variam: algumas ilhas apresentam terreno relativamente plano e nenhuma origem vulcânica. Estas ilhas incluem Aruba (que possui apenas pequena atividade vulcânica), Barbados, Bonaire, as Ilhas Caimã, Saint Croix, As Bahamas e Antigua. Outras apresentam terrenos irregulares e serras altas, como as ilhas de Cuba, Ilha de São Domingos, Porto Rico, Jamaica, Dominica, Montserrat, Saba, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Tomás, Saint John, Tortola, Granada, Ilha de São Vicente, Guadalupe, Martinica e Trinidade e Tobago.

As definições para os termos Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas variam muito. As Ilhas Virgens, sendo parte da mesma cadeia de ilhas de Porto Rico, muitas vezes são incluídas nas Grandes Antilhas. O termo Pequenas Antilhas é muitas vezes usado para se referir a um pequeno arco de ilhas que inclui Granada, mas exclui Trinidade e Tobago e as Ilhas Leeward.

O clima de toda a área do Caribe é tropical, mas a quantidade de chuva e tempestades pode variar de acordo com a elevação, tamanho e as correntes de água (correntes ascendentes, que são frias, mantêm as ilhas Aruba, Bonaire e Curaçao áridas). Um vento quente e úmido sopra constantemente vindo do leste, criando regiões de floresta tropical e semideserto bem divididas entre si nas ilhas mais montanhosas. Fenômenos meteorológicos ocasionais vindos do noroeste podem afetar as ilhas no inverno. A região aproveita sol durante o ano todo, que é dividido entre estações “secas” e “úmidas”, sendo que os últimos seis meses do ano são mais úmidos do que o primeiro semestre.

Cruzeiro no Caribe

Cruzeiro no Caribe

As águas do Mar do Caribe recebem grandes cardumes de peixes, tartarugas e recifes de coral migratórios. A Fossa de Porto Rico, localizada nos limites entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe ao norte da ilha de Porto Rico, é o ponto mais profundo de todo o Oceano Atlântico.

Os furacões que normalmente devastam a região, geralmente atingem o norte da ilha de Granada e vão para o oeste de Barbados. A principal rota de furacões se dobra ao noroeste de Barbados e vai para leste do Caribe.

A região se encontra no caminho de muitas das mais importantes rotas de navegação do mundo, com o Canal do Panamá conectando o oeste do Mar do Caribe com o Oceano Pacifico.

Category: Americas

Leave a Reply

Descubra também onde fica:close